segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

10.12.2011 - 2º Sessão Cinema & Anarquia!

No último dia 10 de dezembro, ocorreu na Cinemateca de Santos mais uma sessão Cinema & Anarquia, organizada pelo Núcleo de Estudos Libertários Carlo Aldegheri. Desta vez houve a exibição dos curtas-documentários “Escolas Modernas: educação libertária na São Paulo do Início do século” e “O sonho não acabou: teatro libertário no Brasil”. Após a exibição destes pequenos filmes, houve uma palestra sobre “Pedagogia libertária”, sua trajetória histórica e sua atualidade apresentada pelo companheiro Zorel, que em solidariedade ao Núcleo de Estudos Libertários Carlo Aldegheri e visando a possibilidade da propagação dos ideais ácratas, partiu de Sorocaba, desceu a serra e nos presenteou com uma bela oratória, apresentando as propostas pedagógicas desde Charles Fourier e Proudhon, passando por Tolstoi e sua experiência de Iasnaia Poliana, na Rússia, a Escola Moderna de Barcelona, de Francisco Ferrer, e as escolas anarquistas no Brasil nas primeiras décadas do século XX. Não se esqueceu de falar sobre as possibilidades de práticas anarquistas pedagógicas na nossa atualidade além de falar sobre as escolas anarquistas na África.
Houve uma presença marcante de público, que assistiram aos filmes e  apreciaram à palestra, tendo participado do debate, após o encerramento da fala do companheiro Zorel, questionando, apresentando experiências, perguntas e palavras que somaram com a atividade.

Para o próximo ano, daremos sequência junto com a cinemateca de Santos a sessão Cinema & Anarquia, além de outras atividades que estão em nossos planos.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário